quinta-feira, 2 de abril de 2020

Um pouco de Leitura e Produção Textual - Discurso/Texto/Contexto/Tipos e Gêneros textuais


                   Ler e compreender o texto - SENTIDOS QUE SE CONSTROEM
    O sentido de um texto não depende apenas do próprio texto. O contexto em que foi produzido também é muito importante para construir seu sentido. Assim, quando se examina um texto em sua situação de produção, isto é, quando levamos em conta não apenas o que foi escrito e como foi escrito, mas também aspectos como: quem fala, com quem fala, em que situação, com qual intenção, etc. – temos não apenas o texto, mas o discurso: um texto considerado dentro de seu contexto de produção, todos os aspectos que estão em seu entorno, pois os elementos da situação também produzem sentido.
Texto é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas. Contexto é o ambiente (social, político, histórico, cultural) ou a esfera de atuação humana em que os indivíduos interagem por meio de textos (verbais e/ou não verbais, especialmente produzidos para esses ambientes).
     Os indivíduos, em seus textos, defendem uma ou outra posição gerada no interior da sociedade em que vivem. Discurso é o conjunto de enunciados significativos que expressam a maneira de pensar e de agir de um grupo. É sempre a materialização de uma maneira social de considerar uma questão.

Gêneros textuais ou discursivos são categorias de textos que circulam em determinada esfera da atividade humana (escola, trabalho, internet, jornalismo, literatura, etc.), apresentam estrutura, temática e estilo relativamente fixos e têm a mesma finalidade comunicativa.

     Ao interagirmos nos diferentes ambientes sociais que frequentamos, lançamos mão de diversos gêneros textuais. Para construir tais gêneros, organizamos os textos de modos distintos. que constituem os chamados tipos textuais: Narrativo, Descritivo, Dissertativo e Injuntivo. 
Em geral, os textos são formados por sequências predominantes de um determinado tipo. Vejamos:
*Narrativo – narrar ou relatar fatos reais ou fictícios. Conto, fábula, crônica, romance, novela, etc.
*Descritivo – descrever seres, paisagens e conceitos. Cardápio, laudo técnico, anúncio classificado, etc.
*Dissertativo – expor informações, transmitir conhecimentos (expositivo); defender um ponto de vista; opinar empregando argumentos para convencer o interlocutor (argumentativo). Seminário, palestra, reportagem, entrevista, resumo. Debate, editorial, artigo de opinião, carta de leitor, etc.
*Injuntivo – (Injungir, significa “ordenar”) fazer com que o interlocutor tome alguma atitude; instruir, orientar comportamentos. Anúncio publicitário, regras de jogo, receitas,...



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