Ler e compreender o texto - SENTIDOS
QUE SE CONSTROEM
O sentido de um
texto não depende apenas do próprio texto.
O contexto em que foi produzido
também é muito importante para construir seu sentido. Assim, quando se examina
um texto em sua situação de produção, isto é, quando levamos em conta não
apenas o que foi escrito e como foi escrito, mas também aspectos como: quem fala,
com quem fala, em que situação, com qual intenção, etc. – temos não apenas o
texto, mas o discurso: um texto
considerado dentro de seu contexto de produção, todos os aspectos que estão em
seu entorno, pois os elementos da situação também produzem sentido.
Texto
é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um
sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas. Contexto é o ambiente (social,
político, histórico, cultural) ou a esfera de atuação humana em que os indivíduos
interagem por meio de textos (verbais e/ou não verbais, especialmente
produzidos para esses ambientes).
Os indivíduos, em seus
textos, defendem uma ou outra
posição gerada no interior da sociedade em que vivem. Discurso é o conjunto de enunciados significativos que expressam a
maneira de pensar e de agir de um grupo. É sempre a materialização de uma
maneira social de considerar uma questão.
Gêneros textuais ou
discursivos são categorias de textos que circulam
em determinada esfera da atividade humana (escola, trabalho, internet,
jornalismo, literatura, etc.), apresentam estrutura,
temática e estilo relativamente fixos e têm a mesma finalidade comunicativa.
Ao interagirmos nos diferentes
ambientes sociais que frequentamos, lançamos mão de diversos gêneros textuais.
Para construir tais gêneros, organizamos os textos de modos distintos. que
constituem os chamados tipos textuais:
Narrativo, Descritivo, Dissertativo e
Injuntivo.
Em geral, os textos são formados por sequências predominantes de um determinado tipo. Vejamos:
*Narrativo – narrar ou relatar fatos reais ou fictícios.
Conto, fábula, crônica, romance, novela, etc.
*Descritivo – descrever seres, paisagens e conceitos.
Cardápio, laudo técnico, anúncio classificado, etc.
*Dissertativo – expor informações, transmitir conhecimentos
(expositivo); defender um ponto de vista; opinar empregando argumentos para
convencer o interlocutor (argumentativo). Seminário, palestra, reportagem,
entrevista, resumo. Debate, editorial, artigo de opinião, carta de leitor, etc.
*Injuntivo – (Injungir, significa “ordenar”) fazer com que o
interlocutor tome alguma atitude; instruir, orientar comportamentos. Anúncio
publicitário, regras de jogo, receitas,...
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