Dissertação argumentativa
A estrutura
Em se tratando do Enem e vestibulares, os
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo incluem a tese e os
argumentos em defesa de um ponto de vista, articulados com uma conclusão,
apresentando-se assim em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
A introdução consiste em uma
apresentação ao leitor daquilo que será tratado no texto. Nela, já é possível
antever, comumente, o ponto de vista a ser defendido pelo autor. Espera-se,
assim, que uma introdução seja composta, basicamente, por duas partes:
* Apresentação
(contextualização) do tema: precisa estar claro qual o assunto a ser
tratado no texto;
* Ponto
de vista ou posicionamento do autor, isto é, a tese a ser defendida.
Quando essas partes não ficam bem
apresentadas, é possível que ocorram problemas na construção dos argumentos e
da conclusão, pois, sem o objetivo do texto bem traçado desde o início, fica difícil
estabelecer uma continuidade lógica.
Desenvolvimento
Feita a introdução, com a apresentação do
tema e da tese, o próximo passo é justificar o ponto de vista escolhido. Contribuem
nessa tarefa as justificativas baseadas em fatos, dados, exemplos e opiniões.
Essa é a parte de maior extensão em um texto dissertativo-argumentativo.
Para que seja produtiva a elaboração do
desenvolvimento, sugerem-se as seguintes recomendações:
* Pergunte
à tese escolhida: Por quê?, Como assim?, Há exemplos?. Cada possível resposta é
um argumento.
* Apresente
exemplos de situações e fatos concretos, relacionando-os de forma lógica,
explicitando relações de causa, efeito, comparação, finalidade etc.
* Use
o seu conhecimento de mundo, empregando conceitos de várias áreas do
conhecimento, tais como História, Filosofia, Ciências, atualidades etc.
Cuidado para não se desviar do foco
temático. O argumento deve ser apresentado como subordinado à tese. Um erro
muito comum é detalhar demasiadamente o argumento, tornando-o mais relevante do
que a tese, até mesmo, do que o tema.
Conclusão
É a resposta final do texto, em decorrência
do que nele foi exposto, ou seja, é o produto de um raciocínio apresentado na
introdução e detalhado no desenvolvimento. No ENEM, a Competência V exige do
candidato a adoção de uma solução efetiva. Um bom espaço para essa inserção é
na conclusão do texto, em que podem ser trabalhadas sugestões e propostas
para resolução de situações-problema. Estas devem ser inovadoras,
viáveis e detalhadas (o quê fazer, como e por qual agente).
A redação do texto
dissertativo-argumentativo pode ser composta, por exemplo, de quatro etapas. A
observância dessa sequência de organização auxilia o aluno a manter o foco
temático. Sugiro um projeto de texto, procedimento para evitar o risco
de se desviar do foco temático:
Identificar o tema –
Redigir a tese – Argumentar – Propor soluções.
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