quinta-feira, 2 de abril de 2020

Produção textual para o Enem e vestibulares


Dissertação argumentativa 

A estrutura
     Em se tratando do Enem e vestibulares, os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo incluem a tese e os argumentos em defesa de um ponto de vista, articulados com uma conclusão, apresentando-se assim em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
     A introdução consiste em uma apresentação ao leitor daquilo que será tratado no texto. Nela, já é possível antever, comumente, o ponto de vista a ser defendido pelo autor. Espera-se, assim, que uma introdução seja composta, basicamente, por duas partes:
* Apresentação (contextualização) do tema: precisa estar claro qual o assunto a ser tratado no texto;
* Ponto de vista ou posicionamento do autor, isto é, a tese a ser defendida.
     Quando essas partes não ficam bem apresentadas, é possível que ocorram problemas na construção dos argumentos e da conclusão, pois, sem o objetivo do texto bem traçado desde o início, fica difícil estabelecer uma continuidade lógica.
Desenvolvimento
     Feita a introdução, com a apresentação do tema e da tese, o próximo passo é justificar o ponto de vista escolhido. Contribuem nessa tarefa as justificativas baseadas em fatos, dados, exemplos e opiniões. Essa é a parte de maior extensão em um texto dissertativo-argumentativo.
     Para que seja produtiva a elaboração do desenvolvimento, sugerem-se as seguintes recomendações:
* Pergunte à tese escolhida: Por quê?, Como assim?, Há exemplos?. Cada possível resposta é um argumento.
* Apresente exemplos de situações e fatos concretos, relacionando-os de forma lógica, explicitando relações de causa, efeito, comparação, finalidade etc.
* Use o seu conhecimento de mundo, empregando conceitos de várias áreas do conhecimento, tais como História, Filosofia, Ciências, atualidades etc.
    Cuidado para não se desviar do foco temático. O argumento deve ser apresentado como subordinado à tese. Um erro muito comum é detalhar demasiadamente o argumento, tornando-o mais relevante do que a tese, até mesmo, do que o tema.
Conclusão
   É a resposta final do texto, em decorrência do que nele foi exposto, ou seja, é o produto de um raciocínio apresentado na introdução e detalhado no desenvolvimento. No ENEM, a Competência V exige do candidato a adoção de uma solução efetiva. Um bom espaço para essa inserção é na conclusão do texto, em que podem ser trabalhadas sugestões e propostas para resolução de situações-problema. Estas devem ser inovadoras, viáveis e detalhadas (o quê fazer, como e por qual agente).
     A redação do texto dissertativo-argumentativo pode ser composta, por exemplo, de quatro etapas. A observância dessa sequência de organização auxilia o aluno a manter o foco temático. Sugiro um projeto de texto, procedimento para evitar o risco de se desviar do foco temático:
Identificar o tema – Redigir a tese – Argumentar – Propor soluções.

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